História

Uma Agência do Reino dos Céus

Tudo começou em 1981.  Os primeiros semeadores desta obra foram cerca de nove irmãos que, desejosos de fazer a obra do Senhor, se uniram e solicitaram filiação à Igreja Batista da Pompéia, em Belo Horizonte. Na época a igreja sede era pastoreada pelo pastor Isaías, que assumiu o grupo como congregação da Pompéia, em Sete Lagoas. As primeiras reuniões da nova congregação foram de casa em casa como é feito hoje na nossa visão de pequenos grupos, nos nossos GEC’s. Conta em nossa história que foi em maio de 1981 que o grupo se fixou seu primeiro ponto de pregação, na Rua Pedra Grande, nº 269. Ali foram liderados pelo evangelista Marcos, enviado da Igreja da Pompeia, que vinha de Belo Horizonte, todo final de semana, para dirigir a nova congregação.

Em 1984 a congregação mudou-se para uma loja na Rua São José. Nesta nova fase, a direção da congregação já não era mais do evangelista Marcos e sim da seminarista Nívea. É importante ressaltar que por todo este período a congregação ainda continuava sob a tutela do Pastor Isaías, presidente da Igreja Batista da Pompéia.

A partir do ano de 1985 a congregação mudou-se para um salão alugado na Rua Professor Abeylard , onde passou a realizar as seus cultos e reuniões. A nova fase, neste novo endereço, durou dois anos. Ali, congregavam e pregavam a salvação em JESUS CRISTO através da fé.  Nesta época o dirigente da nova congregação era o pastor Benedito, contratado pela Igreja da Pompéia para dirigir a congregação da Pompeia em Sete lagoas.  O próximo dirigente da congregação foi o pastor Eli Rodrigues Barbosa, sucessor do pastor Benedito. Neste ponto a congregação da Igreja Batista da Pompeia em Sete Lagoas havia crescido e contava com um numero expressivo de membros. Em 1987, com a ajuda da sede, foi adquirida uma casa na Rua Inhaúma, 1586, bairro Santa Elisa. Foram quebradas as paredes interna da referida casa e a mesma transformada no primeiro templo  próprio, onde a congregação deu continuidade ás suas atividades sob a direção do Pr. Eli Rodrigues Barbosa.

Em 01/05/1988 a congregação em Sete Lagoas, através da Igreja sede, solicitou sua emancipação a Convenção Batista Nacional do Estado de Minas Gerais – COBEMG, assim, atendendo o que dispõe o seu estatuto, a CBENG emancipou a então congregação, dando-lhe a legalidade de igreja autônoma. A nova igreja passou a chamar Igreja Batista Nacional Betel. Nesta mesma data foi empossado como presidente da nova igreja o Pr. Eli Rodrigues Barbosa.

Para glória de DEUS, a igreja emancipada continuava crescendo e, por isso, teve a necessidade de ampliar as suas tendas. Sempre movidos pela fé, derrubou-se a antiga casa onde, até então, sem as paredes internas era o templo da igreja. Em 1989, no lugar da casa, construiu o templo, onde hoje é o Salão Ebenezer e demais dependências do templo. Concluída a construção, passou a congregar nele.

Em 02 de janeiro 1999 atendendo o convite da Igreja Betel para ser o sucessor do Pr. Eli Rodrigues Barbosa, assumiu a presidência e pastorado da igreja o Pastor Adolfo Eustáquio Rodrigues. Nesta data a igreja contava com 77 membros ativos. Neste período de tempo do ministério do Pr. Adolfo passamos a conviver com um problema, pois a igreja cresceu e o número de pessoas que congregavam não cabia mais no antigo templo, hoje salão Ebenezer. Então, a igreja sentiu novamente necessidade de ampliar suas tendas. Com mesma fé que a igreja demonstrou desde seu início, foram adquiridas três casas adjacentes ao templo, onde, aos poucos, foi construído o novo templo, além de novas dependências, onde atualmente congregamos, e hoje esta sendo inaugurado com a realização deste culto. O pastor Adolfo além da construção do novo templo e dependências implantou também, nestes anos, a visão e missão de pequenos grupos. A Igreja Betel passou também a sediar um Ministério, com o nome de MRE – Ministério Rocha Eterna, composto por ela, Igreja Batista Nova Vida na cidade de Oliveira e uma congregação na cidade de Carmo da Mata. Hoje as igrejas do MRE são organizadas em GECs – Grupo de Edificação e Crescimento, fora do templo; e dentro do templo em Ministérios e Departamentos.

Alegremente temos visto, dia após dia, o Senhor acrescentando à Igreja àqueles que hão de se salvar. Temos convicção que o Senhor da seara está conosco e que continuará ao nosso lado para cooperar conosco na edificação e no crescimento do Seu Reino buscando a excelência segundo o Evangelho.  Suplicamos a Ele, o Senhor da seara, poder e graça para colocarmos em prática o que cremos que Ele mesmo nos deu: Visão – Sermos a Igreja que JESUS CRISTO propôs, Marcos 12:30,31 e Missão – Atuar com excelência na edificação dos crentes, conversão de não crentes e restauração de desviados, Mateus 28:19,20. Além de lutar pela prática de nossos lemas – Sermos melhores hoje do que ontem, melhores amanha do que hoje, cada casa sendo um templo e cada crente um ministro.

Comemoramos 35 anos de lutas que possibilitaram 35 anos de vitórias. Começaremos amanhã, 01/05/2016, nosso ano de numero 36 sob o comando do Senhor da Igreja, o Senhor JESUS CRISTO, na liderança do Pastor Adolfo. Com muito empenho proclamaremos JESUS, o Seu Reino, Seu Evangelho e Sua volta, conforme resumo de nossa mensagem JESUS Vive, Reina e Voltará. Nos empenharemos na adoração, celebração, discipulado, comunhão, cuidado mútuo e no serviço.

Convoco a todos os aniversariantes a seguirmos motivados, com ânimo redobrado e compromisso renovado. Para finalizar tomamos aqui as palavras do Rei Davi, homem segundo o coração de DEUS, em I Crônicas 29:10-13 e as ofereço juntamente com todos que nesta noite celebram esta vitória conosco:

“Bendito és tu, ó Senhor, Deus de Israel, de eternidade em eternidade. Tua é, ó Senhor, a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Agora, pois, ó nosso DEUS, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome”.

Parabéns Ministério Rocha Eterna! Parabéns Igreja de JESUS CRISTO em Sete Lagoas! Parabéns agência do Reino dos céus chamada Betel!

Soli DEO glória!

Pr. Adolfo